segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA LEISHMANIOSE






“Conhecendo e Aprendendo Sobre a Leishmaniose Visceral Americana”





Alerta para a população


A leishmaniose visceral americana (LVA) está presente no Estado de São Paulo desde 1998. É causada por um parasito denominado Leishmania chagasi e transmitida para cães e pessoas pelo vetor Lutzomyia longipalpis, um inseto flebotomíneo conhecido como “mosquito palha”. Costumam picar ao entardecer e durante a noite e suas larvas se criam em chão de terra, em locais sombreados, perto das árvores, folhagens e em abrigos de animais.
                A LVA humana é uma doença crônica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza, anemia e crescimento de baço, dentre outras manifestações. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
              Os cães infectados pelo parasito podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Todos os cães infectados, mesmo aqueles sem sintomas aparentes, são fonte de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde de todos. Os sintomas nos animais são: apatia, lesões de pele, queda de pêlos, emagrecimento, lacrimejamento e crescimento anormal das unhas. A única forma de detectar a infecção nos cães é através dos exames específicos de laboratório. O tratamento dos cães doentes não é recomendado, por não apresentar eficácia comprovada.
              O controle da LVA é um desafio para todos, sendo importante que cada cidadão mantenha o quintal limpo de folhas, folhagens, frutas caídas, troncos podres e fezes de animais, para evitar a criação e proliferação do inseto vetor. Deve-se ainda, manter galinheiros, chiqueiros e abrigos de animais afastados da casa e sempre limpos.
             Também são medidas importantes que contribuem para o controle da LVA, colocar telas finas em janelas e portas da casa, manter a saúde e higiene dos animais, utilizar coleiras repelentes de insetos, além de não permitir que o cão fique solto nas ruas.